fbpx

Verduras, legumes e frutas: seu consumo nos dias mais frios

Durante o inverno, aumenta nossa vontade de consumirmos preparações mais gordurosas e calóricas, porque, além de cobertas e agasalhos, elas também aquecem nosso corpo e nossa alma.

Para manter nosso corpo na temperatura ideal de, aproximadamente 36ºC, o metabolismo usa diversos recursos. No verão, onde temos temperaturas elevadas, o corpo transpira para reduzi-la, já no inverno, com as baixas temperaturas, o metabolismo se acelera para não deixar que a temperatura do organismo caia, o que prejudicaria o seu bom funcionamento. Assim, ocorre um maior gasto de energia fazendo com que as necessidades energéticas aumentem em torno de 20 a 30%. Isso explica por que o apetite é maior nessa estação, especialmente por alimentos quentes e gordurosos, que dão a sensação de aumentar rapidamente a temperatura corporal.

Entretanto, algumas pessoas costumam ultrapassar esses 20 a 30 % de acréscimo calórico, exagerando na ingestão alimentar e abusando de refeições muito gordurosas, muito comuns neste período do ano. O resultado é um aumento de peso indesejável e, em casos mais sérios, problemas de saúde como aumento do colesterol, disfunções no fígado e vesícula.

Nos dias frios é comum esquecermos dos vegetais, dos legumes e das frutas, porém vale lembrar que eles contribuem fornecendo vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, além de serem diretamente responsáveis pelo aumento e manutenção da nossa imunidade, fundamental em tempos de pandemia.  E por conterem fibras e água promovem saciedade, diminuindo assim exageros alimentares tão frequentes nessa estação. Eles podem fazer de diversos tipos de preparações, como sopas, cozidos, assados ou refogados.

Seguem algumas sugestões:

  • Aproveite para consumir verduras e legumes refogados ou na forma de purês ou sopas, preparados com pouco óleo ou manteiga. Eles são fontes naturais de vitaminas e minerais e ajudam a prevenir gripes e resfriados, comuns nessa época do ano.
  • Preparar frutas cozidas ou assadas, salpicadas com canela em pó, pode ser uma ótima sugestão de sobremesa para os dias mais frios ou como um saboroso lanchinho antes de dormir.
  • Abuse de sopas e cremes preparados com vegetais e grãos como ervilha, lentilha, feijão, grão de bico. Uma boa opção para o jantar nessas noites frias é uma sopa de legumes e grãos acompanhada de torradas e queijo branco. Carnes magras podem ser acrescentadas à sopa, aumentando seu valor nutritivo.
  • Brócolis, abobrinha, berinjela, cenoura ficam deliciosos quando assados ou preparados na Air-Fryer com azeite de oliva extravirgem, ervas aromáticas e pouco sal.
  • Vegetais como pimentão, tomate, berinjela, abobrinha italiana podem ser recheadas com carne moída, frango desfiado e queijos magros. Basta aquecer no forno e servir.
  • Chips de vegetais e frutas preparados com batata, mandioquinha, cenoura, abobrinha, banana e maçã se tornam deliciosos e saudáveis petiscos.

Aproveite muito bem o friozinho, evitando o consumo exagerado de preparações gordurosas e doces. Escolha os alimentos certos para aproveitar essa estação de forma saudável e prepare-se para o verão!

Lara Natacci

Nutricionista, PhD. CRN 5738 (SP)

Mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Pós-doutoranda em Nutrição pela Faculdade de Saúde Publica da USP. Certificada em Coaching de Saúde e Bem Estar pelo American College of Spports and Medicine – ACSM. Fez especialização em Transtornos Alimentares na Universidade de Paris V, em Bases Fisiológicas da Nutrição no Esporte pela UNIFESP e em Nutrição Clínica Funcional pela UNIB. Membro da comissão de Comunicação da SBAN. Diretora Clínica da Dietnet Nutrição, Saúde e Bem Estar. Autora de 6 livros e 10 e-books de nutrição. Colunista da revista Veja Saúde.